Você sabe o que são crimes cibernéticos?


 

Crimes cibernéticos: o que são, e como se proteger ?


Os crimes cibernéticos são crimes de natureza virtual, ou seja, que ocorrem no ambiente digital. São ocorrências que envolvem manipulações de dados e arquivos importantes, bem como constrangimento de pessoas no espaço online.
São crimes típicos do século em que vivemos, fruto dessa globalização digital, em que a internet se torna o centro de nossas vidas. Quanto mais tempo se passa na web, mais riscos se corre. Criminosos exploram senhas, informações bancárias e muito mais para lucrar.

As principais motivações dos crimes cibernéticos 

Os crimes cibernéticos variam bastante a depender das motivações para eles. 

  • lucro;
  • gerar caos;
  • concorrência desleal;
  • passar mensagem;

Impactos dos crimes cibernéticos para as empresas

Nas empresas, os crimes digitais podem ser prejudiciais a ponto de afetar duramente a sobrevivência do negócio. 
Afinal, estamos falando de milhões que podem ser perdidos em um ataque de alguns minutos, que põem em risco dados sensíveis de clientes ou de colaboradores.
A depender do quão massivo e coordenado é um ataque desses, as organizações podem perder muito dinheiro. Nesse sentido, é difícil recuperar tudo isso depois, pois se conta com uma infraestrutura fragilizada.

Como se proteger de crimes virtuais?

Vamos conhecer as melhores ações para proteção contra crimes de internet. 

Escolher senhas fortes

As senhas ainda são fortes elementos que ajudam a combater investidas criminosas. Senhas fortes tornam o acesso aos dados ainda mais difícil para os mal-intencionados. São difíceis de descobrir e de quebrar. 

Manter o antivírus atualizado

Outra dica importante é manter sempre o antivírus atualizado. Nesse caso, é fundamental garantir isso para que o sistema consiga identificar as ameaças mais novas e recentes, sendo capaz de fechar as brechas contra possíveis ataques. 
Assim, as varreduras são mais eficientes e certeiras contra as ameaças, independentemente de quão robustas e perigosas elas forem. 

Mantenha softwares e sistema operacional atualizados

Além de atualizar o antivírus, não esqueça de atualizar os softwares e o sistema operacional. Eles também podem apresentar vulnerabilidades exploráveis para os criminosos nos crimes cibernéticos. 
Quando essas brechas são fechadas, é muito mais difícil para os hackers terem acesso a informações sigilosas e a senhas importantes da empresa. Afinal, com as atualizações, novos recursos de segurança são instalados. 

Cuidado com anexos em e-mail de spam

Essa é na verdade uma boa prática quando pensamos em evitar phishing. É preciso sempre estar desconfiado com relação a anexos, links em e-mails ou quaisquer documentos que possam ser baixados. 
Hoje, é muito fácil entrar em contato com ameaças por meio de e-mails e de spam. É preciso então conscientizar toda a equipe para garantir o cuidado nessa frente. 

Atenção com as informações pessoais

Outra questão é ter um cuidado redobrado com as informações pessoais. Isso inclui uma gestão mais inteligente do ciclo de vida desses dados, visibilidade e monitoramento, controle de acesso e, inclusive, cópias de segurança.
Tudo isso serve para evitar possíveis riscos de crimes digitais envolvendo esses ativos.


Comentários

  1. Nn sabia, nem sabia que existiam pessoas que cometiam crimes na internet obrigado por compartilhar conosco isso

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente é assim mesmo. Triste ver que algo que é tão essencial é usado dessa forma

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas